Nesta primeira semana de novembro, o espaço Rosa Rosarum abriu suas portas para a realização de um distinto jantar promovido pelo Pró-Chile, com assessoria e divulgação da CH2A Comunicação.
Estiveram presentes o Ilmo. Embaixador do Chile no Brasil, Sr. Jaime Gazmum Mujica, o Diretor Comercial do Chile em São Paulo, o Sr. Oscar Paez Gamboa, muitos representantes da comunidade empresarial chilena residentes no Brasil e inúmeros profissionais da imprensa.
A noite começou com seleto coquetel, quando então foram servidos variados petiscos acompanhados de Pisco Sour, espumante Brut Casillero Del Diablo, coquetéis de frutas e refrigerantes. Esse foi um momento de encontros, bate-papos e descontração dos convidados que aos poucos iam chegando.
Em seguida, o salão principal foi aberto e os convidados, conduzidos a suas mesas. Após o pronunciamento de abertura feito pelo Sr. Oscar e um breve discurso do Ilmo. Embaixador, foi exibido um vídeo de apresentação que enaltecia as belezas e as riquezas do Chile.
A hora que se seguiu descortinou um mundo de prazeres, transportando todos os presentes a uma verdadeira viagem pela soberba gastronomia chilena, com aromas e sabores incríveis que expressaram muito bem a fama de sua cozinha, conhecida como uma das melhores do Cone Sul. O menu foi especialmente elaborado pelo Chef chileno Francisco Mandiola para esse evento, com a harmonização de belos exemplares da Vinícola Concha y Toro. O jantar teve então, a seguinte sequência:
Entrada: Mexilhões branqueados sobre purê de limão, finalizado na mesa com caldo marinho infusionado em limão verbena. Harmonizou com o Gran Reserva Sauvignon Blanc, safra 2013. Vinho de cor amarelo palha bem claro, com toque herbáceo no aroma e em boca, e ótima acidez.
Primeiro prato: Salmão grelhado texturizado e lula com crumble de coentro, brotos e lavanda. Harmonizou muito bem com o Marques Chardonnay, safra 2012. Vinho elegante, com toque amanteigado e untuosidade, e boa persistência. Delicioso!
Segundo prato: Chuletas de cordeiro braseadas e douradas, batata doce e laranja, mais suco de queijo de cabra. Harmonizou perfeitamente com o Terrunyo Cabernet, safra 2011. Vinho de coloração rubi, aromas de frutos vermelhos maduros, com notas de chocolate e baunilha; em boca equilibrado, taninos aveludados, toque de especiarias e final de longa persistência.
Sobremesas: Sorvete de berries com azeite de oliva (na mesa); cerejas maceradas com pisco sobre crumble de baunilha e passas; creme gelado de maçã, com pinholes e amêndoas. Harmonizou com o Late Harvest, safra 2006. Vinho de coloração dourada, com o sabor exuberante da Moscatel, cheio de amêndoas e mel. Muito bom!
Esperamos que esse breve relato sobre nossa deliciosa experiência ligada às maravilhas do Chile tenha despertado no leitor o interesse e o desejo de visitar e conhecer esse fascinante País.
Maria Uzêda.



Deu água na boca!
Abs e parabéns pelo artigo.
Hugo
Que bom que gostou! Estou animada para nosso encontro semana que vem. Vou compartilhar as impressões com meus leitores aqui depois. Um abraço e até mais!
Show!
Enviada do meu iPhone
>
Que bom que gostou! Continue acompanhando as novidades e compartilhando sua opinião. Um abraço.