Para os amantes do vinho, promover uma degustação em casa é um caminho perfeito para compartilhar, discutir e descobrir novos vinhos com os amigos.
Planejar uma degustação é relativamente fácil. Faça a lista de convidados, escolha um tema e separe todo o material necessário: a toalha que deve ser branca para melhor observação da coloração do vinho, as taças, jarras de água, pãezinhos e azeite. Se quiser sofisticar, capriche na decoração e distribua fichas de avaliação.
Regras e tipos de degustação:
1- A mais tradicional regra é partir do vinho mais leve para o mais encorpado; do seco ao mais doce.
2- Procure limitar os vinhos escolhidos a tintos, estritamente, ou a brancos.
3- Estipule uma faixa de preço e solicite a cada convidado que traga o vinho de sua preferência. Essa é uma boa forma de você compartilhar com os amigos seu vinho favorito, descobrir novos vinhos para adicionar a sua lista e, é claro, baratear sua despesa como anfitrião.
4- Degustação Varietal: escolha uma variedade de uva e experimente-a, diversificando a região de origem. Seria muito interessante, por exemplo, degustar um Chardonnay francês, um australiano, um californiano e um brasileiro.
5- Degustação Vertical: escolha um vinho de determinada vinícola e procure as variadas safras desse mesmo vinho. Isso permitirá que seus convidados descubram as diferenças daquele vinho de ano para ano, isto é, a que condições climáticas estiveram sujeitas aquelas uvas e seus reflexos no produto final.
6- Degustação Horizontal: escolha uma safra e uma variedade de uva, mas diferentes produtores. Isso permitirá aos seus convidados perceber o quanto variam os vinhos de produtor para produtor e quão drasticamente podem mudar, dependendo de onde e como foram produzidos.
7- Degustação às cegas é aquela geralmente adotada nos grandes concursos internacionais de vinhos e exaustivamente praticada pelos entendidos de vinhos. Para esse tipo de degustação, cubra cada garrafa completamente, a fim de que os convidados não possam identificar o que estão provando. Evita-se, dessa forma, qualquer tipo de ideia preconcebida a respeito de qualquer vinho, permitindo que o convidado faça sua avaliação baseado no mais importante fator: sua apreciação, segundo seu paladar pessoal e suas experiências sensoriais individuais. Numere cada garrafa, assim como cada taça, servindo o vinho número 1 na taça número 1, e assim por diante. Nesse tipo de degustação, aconselha-se que sejam distribuídas fichas de avaliação. Peça a todos que registrem suas observações. No final, todos compartilham suas anotações, discutem suas ideias e procuram chegar a uma conclusão, podendo inclusive eleger o vinho que mais agradou a todos e classificá-los numa determinada ordem. Só então revele a identidade dos vinhos degustados. Essa é uma divertida, prazerosa e instrutiva brincadeira.
Se você está pensando em reunir os amigos e degustar alguns vinhos, escolha uma das dicas acima e comece a planejar seu evento. Lembre-se de que para uma memorável ocasião, não importa o quanto você quer se aprofundar no assunto ou até onde você quer chegar; planejamento é o nome do jogo e a única maneira de assegurar que seu evento será um sucesso.
Cheers!!!
Maria Uzêda
Deixe um comentário