A loja Lavinia foi fundada em 1999 por Thierry Servant e Pascal Chevrot que decidiram desenvolver uma loja de vinho com um conceito inédito no universo da distribuição vinícola, focando na descoberta de novos rótulos e na divulgação de regiões desconhecidas.
A loja impressiona e atrai inúmeros visitantes por sua extensa oferta de vinhos; são mais de 6.500 rótulos. Além disso, põe à disposição dos clientes serviços como vendedores sommeliers, estação de degustação equipada com máquinas Enomatic que nos permitem provar vinhos antes de comprá-los, cursos de iniciação ao vinho, atendimento personalizado a empresas, restaurante, etc.
Existem seis lojas na Espanha (quatro delas em Madri), duas em Paris, duas na Ucrânia e uma na Suíça. Passando pela loja de Paris, no Boulevard de la Madelaine, me surpreendi ao ver na vitrine com um belo destaque o vinho brasileiro “FACES” da vinícola Lídio Carraro, lançado no Brasil como o vinho licenciado oficial da Copa do Mundo 2014.
Em uma das lojas de Madri, fui muito bem atendida pela simpática Antônia que me assessorou na compra de vinho. Aí, aproveitei para adquirir um club card e degustar alguns vinhos disponibilizados na Enomatic.
Provei dois vinhos:
- “Châteauneuf-du-Pape”, Domaine de la Vieille Julienne, safra 2009, Vale do Rhône. Um vinho com aromas de chocolate e baunilha, em boca é seco, com corpo médio/alto, taninos potentes, boa persistência ao final, agradável e elegante. Valor da garrafa na loja: 54.90 euros. Valor da dose: 3,10 euros
- “Contador”, produtor Benjamín Romeo, safra 2011, La Rioja, 100% Tempranillo. Vinho seco, potente, encorpado, com taninos agressivos, um vinho gastronômico que deve ser guardado por mais alguns anos. Valor da garrafa na loja: 249 euros. Valor da dose: 14 euros.
Essa é uma interessante oportunidade para os amantes do vinho que estiverem de passagem por uma das cidades onde a Lavinia tem loja para aproveitar e provar vinhos mais especiais “by the glass” a preços acessíveis. Além, claro, de encontrar excelentes rótulos com um serviço diferenciado. Fica aqui a nossa dica.
Maria Uzêda
Deixe um comentário