Quem pretende ir ao Encontro de Vinhos de Curitiba, que vá se preparando: saiu a lista dos vinhos Top 5.
O Encontro de Vinhos, que acontecerá neste sábado, dia 8 de novembro, promoveu nesta semana uma degustação para eleger os cinco melhores rótulos dentre os inúmeros que serão apresentados no evento. O resultado foi surpreendente, porque, curiosamente, houve alguns empates. Assim, ao invés de cinco, foram oito os selecionados. Eis os destaques:
Primeiro lugar:
“Iscay” 2008, Malbec e Cabernet Franc, vinícola Trapiche, Argentina.
Vinho de coloração violeta intensa, com aromas de frutas negras e notas de chocolate; apresenta acidez equilibrada, álcool bem integrado e agradável e longo final em boca. Um belo vinho!
Segundo lugar 1:
“Jerarquia Reserva” 2011, Malbec, vinícola Fermasa, Argentina.
Vinho de coloração granada, por sua complexidade, vai abrindo-se aos poucos, revelando sabores condimentados, baunilha, taninos marcantes e longo final em boca.
Segundo lugar 2:
“Gáudio” 2011, Touriga Nacional, Aragonês, Tinta Miúda e Alicante Bouschet. Vinho Regional Alentejano.
De cor rubi com reflexos violáceos, esse vinho estagiou em barrica de carvalho francês, é bem equilibrado, com notas de couro, cravo e leve herbáceo, apresenta elegante perfil e longa persistência.
Terceiro lugar 1:
“Brunello di Montalcino” 2009 DOCG, Itália.
Bela expressão da cepa Sangiovese (Brunello), um vinho elegante, rico em frutas silvestres, notas de couro, especiarias e ervas.
Terceiro lugar 2:
“OPI” 2012, Cabernet Sauvignon, vinícola Mascota, Argentina.
Vinho de cor vermelho rubi, cheio de frutos vermelhos, sutil herbáceo, boa adstringência e taninos aveludados.
Quarto lugar 1:
“Mamertino Rosso” 2008, Nero D’Ávola, Itália.
De cor granada translúcida, esse vinho exala aromas de frutos maduros, com nota medicinal e animal; em boca apresenta-se equilibrado, com taninos macios e corpo leve e delicado.
Quarto lugar 2:
“Vernus Blend” 2012, vinícola Santa Helena.
Vinho de coloração rubi com reflexos violáceos, aromas herbáceos, notas de chocolate, pimentão verde, mate, corpo médio, leve picância e taninos marcantes.
Quinto lugar:
“Unânime”, Bodegas Santa Ana.
Vinho de coloração rubi intenso, com aromas de frutos vermelhos, notas de chocolate e couro; em boca, equilibrado, taninos macios e bom corpo.
Agora, com essas dicas, o público apaixonado por vinhos perderá desfrutar melhor ainda desse evento tão vibrante, generoso e caloroso que é o Encontro de Vinhos. Boa feira para todos!
Maria Uzêda.
Deixe um comentário