Esta semana a confraria “Bem de Vinho” se reuniu para mais um encontro enogastronômico. Desta vez, a proposta era degustar alguns vinhos da vinícola Torres às cegas e perceber o estilo de cada vinho, produzidos a partir de diferentes castas e em diferentes regiões da Espanha.
Aproveitamos o tema Espanha para harmonizar os vinhos no tradicional estilo espanhol: com os famosos “tapas”. Cogumelos shitake com queijo brie, tomates frescos com burrata e manjericão e jamón serrano compuseram nosso cardápio.
Os vinhos se mostraram surpreendentes, cada qual com sua personalidade, revelando traços interessantes de sua região de origem, do tempo de descanso em barris de carvalho e das uvas utilizadas em sua composição. Confira a seguir nossas impressões sobre os vinhos degustados:
Viña Esmeralda 2013
País: Espanha
Região: Penedès
Casta: 85% Moscatel, 15% Gewürztraminer
Graduação Alcoólica: 11,7%
Notas de degustação: De nariz exótico, perfumado e sensual, apresentou aromas delicados de flores (rosas e lírios) e frutas brancas maduras com notas de baunilha. Em boca apresentou uma riqueza de sabores, elegância e frescor. É uma proposta diferente que vale conhecer.
Envelhecimento: Carvalho Francês novo durante 18 meses
Salmos 2007
País: Espanha
Região: Priorato
Casta: Garnacha, Mazuelo, Syrah
Graduação Alcoólica: 15%
Notas de degustação: De coloração rubi com reflexos atijolados, apresentou aromas de frutas vermelhas com notas de baunilha, couro e caramelo. Em boca, apresentou bom corpo e complexidade, taninos aveludados e acidez equilibrada. Muito bom!
Envelhecimento: Carvalho novo francês durante 12 meses
Gran Coronas 2010
País: Espanha
Região: Penedès
Casta: 85% Cabernet Sauvignon, 15% Tempranillo
Graduação Alcoólica: 14,05%
Notas de degustação: De coloração vermelha com reflexo violáceos, apresentou aromas de ameixa, com notas de baunilha e couro e um leve toque de pimentão verde, aroma característico da Cabernet Sauvignon. Em boca, apresentou boa estrutura e adstringência e acidez equilibrada. Delicioso!
Envelhecimento: Envelhecido em barricas novas de carvalho americano e francês durante 15 meses
Altos Ibéricos 2011
País: Espanha
Região: Rioja
Casta: 100% Tempranillo
Graduação Alcoólica: 14,05%
Notas de degustação: De coloração rubi com reflexos violáceos, apresentou aromas de frutas negras e vermelhas, lembrando cerejas e framboesas, com notas de baunilha e leve mineral. Em boca, apresentou taninos aveludados, acidez equilibrada e um delicioso retro-gosto de frutas maduras. Muito bom!
Envelhecido em barricas de carvalho americano e francês durante 12 meses
Com mais de 100 anos de tradição e experiência na produção vinícola, a Torres revela, através de seus vinhos, o caráter da Espanha, proporcionando aos enófilos do mundo inteiro deliciosos momentos. Fica minha dica.
Cristina Almeida Prado.
Deixe um comentário